CI

Biotecnologia nutricional garante redução da mortalidade e ganho de peso na produção de suínos

A suplementação alimentar de leitões, desde os primeiros dias de vida e na fase de desmame


A suplementação alimentar de leitões, desde os primeiros dias de vida e na fase de desmame, resulta em média 3,1 kg a mais de peso no momento do abate, evidenciam pesquisas realizadas em 31 países, entre os quais Brasil.

 A empresa norte-irlandesa Tonisity, especializada em saúde animal e produtos nutricionais de ponta, anunciou recentemente os resultados consolidados de 96 testes realizados com o suplemento alimentar Tonisity Px, conduzidos em 31 países. Em média, os leitões que receberam a fórmula nos primeiros dias de vida e na fase pré-desmame chegaram à fase de abate com 3,1 kg a mais. “Os resultados foram muito satisfatórios”, comemora o CEO da empresa, Arie Halpern. “Mostramos que é possível melhorar a produtividade e a qualidade de vida dos leitões com um produto sem antibióticos, livre de organismos geneticamente modificados (GMO) e sem plasma.”, destaca o executivo.

Na fase de desmame, o ganho de peso já é visível: nos 14 testes realizados com suínos nessa fase, a média foi de 220 g por leitão.

Quando administrado entre o segundo e o oitavo dia de vida dos leitões, durante a chamada fase de maternidade, o Tonisity Px também contribuiu para reduzir as taxas de mortalidade. A ação do produto se dá principalmente sobre os enterócitos – células intestinais que constituem o último estágio do processo de absorção de proteínas e carboidratos pelo organismo. Se os enterócitos trabalham com eficiência, o intestino absorve mais nutrientes e o animal cresce de forma mais saudável, ficando mais resistente a problemas que interferem em seu peso como diarreias, estresse e falta de apetite. 

As pesquisas envolveram mais de 90 mil suínos, de aproximadamente 11 mil leitegadas. Cerca de 30 estudos foram conduzidos em parceria com universidades e institutos de pesquisas. Outros 60, aproximadamente, foram testes realizados por produtores. No Brasil, um estudo foi conduzido pelo professor Vinicius de Souza Cantarelli, docente da Universidade Federal de Lavras (UFLA) - instituição de referência em pesquisas agropecuárias, e analisou 120 leitegadas, provenientes de matrizes da mesma linhagem comercial. Foi realizado em uma granja comercial no município de Oliveira, em MG, entre julho e agosto de 2018. 

Resultados no Brasil

O grupo de leitões cuja nutrição foi reforçada com o isotônico proteico Tonisty Px apresentou, no pós-desmame, ganho de 41 gramas por dia a mais do que o grupo que não recebeu o suplemento e, com isso, os leitões chegaram aos 14 dias do período de creche quase 1 quilo mais pesados. “Isso acontece porque o isotônico proteico estimula o crescimento das vilosidades intestinais dos leitões; assim, o ganho de peso é contínuo”, destaca Halpern.

O Tonisity Px mostrou-se benéfico também no trato gastrointestinal dos leitões, contribuindo para a redução da mortalidade e do uso de antibióticos para os leitões enfermos. Nos estudos conduzidos no Brasil, o Px teve efeito significativo na flora intestinal dos leitões, reduzindo o número de bactérias patogênicas como as do grupo Escherichia Coli, que causam gastroenterites e diarreias – levando a prejuízos econômicos na produção.

“No intestino do suíno, bilhões de células realizam a absorção dos nutrientes. A solução isotônica proteica Tonisity Px melhora esta função e, consequentemente, fortalece a saúde do intestino, ajudando na sobrevivência e melhoria do desempenho do animal”, explica Halpern.  

O isotônico proteico Tonisity Px é vendido pela Evance Saúde Animal, distribuidora exclusiva no Brasil e especializada em saúde e nutrição animal que atende a cadeia produtiva da carne. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.