CI

Blockchain certifica origem sustentável de biocombustíveis

Protótipo foi pilotado por quatro parceiros envolvidos na produção


Foto: Pixabay

Uma mesa redonda sobre biomateriais sustentáveis (RSB) e a empresa de desenvolvimento de software Bioledger anunciaram que trabalharão juntos para usar a tecnologia blockchain para apoiar a rastreabilidade dos biocombustíveis e suas matérias-primas e superar as vulnerabilidades identificadas para garantir o fornecimento de energias renováveis sustentáveis. 

Um banco de dados de blockchain permite prova de origem verificável, criação de despacho seguro, simplificação de processos, eficiência de auditoria, integridade de dados e governança central. Um protótipo testado com parceiros de projeto para processar um total de 1.927.906 litros de matéria-prima, representando com precisão os processos de negócios e operacionais da vida real. O projeto foi possível graças a uma doação do Iseal Innovation Fund, que é apoiado pela Secretaria de Estado da Economia da Suíça (SECO). 

Para avaliar a eficiência e adequação do banco de dados, o protótipo foi pilotado por quatro parceiros envolvidos na produção e distribuição de combustíveis à base de óleo de cozinha usado (OAU). Esses parceiros foram Greenergy (Reino Unido), o maior produtor europeu de biodiesel à base de resíduos; Rexon Energy (Singapura), exportador de OAU para a UE; Bensons Products (UK), um colecionador de OAU; e Valley Proteins (EUA), coletor e exportador de UCO. 

Ao testar a abordagem com um grupo tão diverso de parceiros, o projeto foi capaz de identificar recomendações e observações para construir um banco de dados abrangente para a indústria usar globalmente para melhorar a transparência e o controle nas cadeias de abastecimento de biocombustíveis sustentáveis. 

Este protótipo de blockchain foi recomendado pelas partes interessadas da indústria como um dos bancos de dados de biocombustíveis mais abrangentes, confiáveis e robustos disponíveis para a Comissão Europeia, que está procurando desenvolver um banco de dados de blockchain como parte da implementação de políticas RED II. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.