CI

Blockchain pode tornar setor florestal mais eficiente 

Estudos estão sendo feitos na Espanha


Foto: Arquivo

O grupo operacional de inovação ChainWood, da Espanha, desenvolveu com sucesso, após dois anos de trabalho e colaboração entre empresas, centros de tecnologia e outras entidades do setor florestal e de inovação, uma solução que aplica a tecnologia blockchain para tornar o setor espanhol de madeira mais digitalizado. 

O objetivo deste projeto nacional tem sido projetar e desenvolver uma infraestrutura de software segura baseada em blockchain aplicável a diferentes subprodutos da primeira transformação da madeira: madeira sólida, desintegração, polpa de celulose e biomassa, permitindo os diferentes atores ( proprietários, associações, empresas de exploração florestal, transportadores, certificadores, administrações públicas e transformadores) uma ferramenta de gestão e rastreabilidade de produtos mais eficiente, segura e sustentável. 

Nos últimos meses do projeto, foram realizados testes-piloto na Galiza, Astúrias e Castela e Leão para verificar a eficácia da solução blockchain desenvolvida em vários locais, com diferentes tipos de madeira e com usuários reais, como produtores, indústrias de processamento e utilização e empresas de logística. 

Nesse cenário, a Associação Espanhola de Biomassa (AVEBIOM) quer facilitar, aos associados e empresários do setor, a adaptação dos seus processos e negócios para que aumentem a sua competitividade e resiliência. A associação de empregadores de biomassa já faz parte do cluster de redes de inovação como AEI Ciberseguridad e BIOPLAT e, desde novembro, é membro do pólo de Inovação Digital da Indústria 4.0 DIHBU, com o claro objetivo de promover a digitalização do setor de biomassa. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.