CI

Boas práticas Agrícolas na relação Agricultura e Apicultura

Uma temática pertinente para o meio rural é a relação intrínseca e dependente entre agricultura e apicultura


Foto: Pixabay

Uma temática pertinente para o meio rural, de produtores à pesquisadores, é a relação intrínseca e dependente entre agricultura e apicultura. De acordo com o CONAP – Cooperativa Nacional de Apicultura -as abelhas respondem por cerca de 80% da polinização dos vegetais, o que evidencia a relação cooperativa entre as duas áreas. Além da relevância dessa relação, que ultrapassa as barreiras da produção, ela causa impactos sociais econômicos.

Tal fato nos permite olhar com atenção a um outro fator de significativo impacto no relacionamento da Agricultura com a Apicultura: o uso de defensivos agrícolas, que deve ser realizado de maneira correta, segura e responsável, a fim de trazer contribuições e manter o equilíbrio do ecossistema envolvido.

É sobre essa temática que o pesquisador da AgroEfetiva Dr. Fernando Kassis Carvalho pode contribuir. Além de ser especialista em Boas Práticas Agrícolas, ele foi responsável, em conjunto com o pesquisador  Heber Luiz Pereira (da HP Agroconsultoria) pelo estudo “Abelhas em Campo”, desenvolvido para o Movimento Colmeia Viva. Trata-se de uma pesquisa de caráter técnico com objetivo de conhecer boas práticas e fortalecer a complementariedade entre agricultura e apicultura levando em conta o manejo de cultivo dependentes, não dependentes e beneficiados pela polinização.

Dr. Fernando Kassis Carvalho se coloca à disposição para possíveis abordagens sobre esse tema: Boas práticas agrícolas voltadas para a relação Agricultura e Apicultura.

“Existe um conjunto de técnicas que possibilitam a coexistência e a complementaridade entre a agricultura e a apicultura. São três grandes áreas que devem ser levadas em consideração, a Tecnologia de Aplicação, o Manejo Integrado de Pragas e as Boas Práticas Apícolas. Quanto ao uso de defensivos agrícolas, esses podem ser utilizados observando, por exemplo, o momento da aplicação, a técnica selecionada, as características dos produtos, as condições meteorológicas, bem como local dos apiários.”

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.