Bobcat lidera mercado de equipamentos compactos no Brasil
No País há mais de 20 anos, a marca aposta no crescimento expressivo em todas as suas áreas de atuação
De olho no bom desempenho do mercado de equipamentos compactos no Brasil, a Bobcat, empresa americana líder mundial no segmento, está lançando no País a Série M, linha de máquinas que apresenta características com forte apelo comercial aos setores de construção civil e indústria. Essas áreas são, atualmente, as que mais propulsionam as vendas desse tipo de equipamento graças aos significativos investimentos em infraestrutura que despontam em todo o território nacional.
Essa nova realidade, reforçada pelos eventos que se realizarão no País nos próximos anos, como a Copa do Mundo e a Olimpíada, leva a Bobcat a prever um aumento de 50% no mercado nacional, com base nos US$ 30 milhões gerados com a importação direta de máquinas ao longo de 2010.
De acordo com a Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção (Sobratema), em 2010 foram comercializadas 1.750 minicarregadeiras no Brasil. “Para a marca, a estimativa de crescimento está em 25%”, afirma o executivo Alberto Rivera, diretor da Bobcat no Brasil.
A marca Bobcat pertence à Doosan International e possui uma completa linha de produtos que inclui minicarregadeiras e miniescavadeiras com rodas ou esteira, veículos utilitários, manipuladores telescópicos e implementos com diversos tipos de aplicação também nos setores florestal, agrícola, de paisagismo, de serviços públicos e de mineração.
Para a companhia, o mercado brasileiro é o principal do bloco que inclui a América Latina, a Ásia, Pacífico e os demais mercados emergentes, com exceção da China. “No Brasil, a Bobcat está 12% à frente do segundo colocado em comercialização de equipamentos compactos”, ressalta Rivera.
Pioneirismo
A Bobcat foi fundada nos EUA, há mais de 60 anos, com um desafio: inventar uma máquina que fosse capaz de facilitar o trabalho num espaço limitado. Para que pudesse transitar, o equipamento precisaria ser compacto e, para realizar o trabalho, deveria ser capaz de girar sobre seu próprio eixo. Além disso, era necessário ser robusto o suficiente para dar conta do serviço pesado.
Nascia, assim, a primeira minicarregadeira do mundo, com três rodas, um motor de 6 HP e garfos frontais construídos com barras de ferro tiradas das grades da cadeia local, único material considerado forte o suficiente para dar conta do serviço. Hoje, a empresa conta com mais de mil distribuidores, em cerca de cem países.
Série M
Bastante aguardada pelo mercado, a nova Série M chegou com características importantes, tanto em termos estéticos quanto em desempenho, “um conjunto de mudanças que está entre os mais inovadores já desenvolvidos pela empresa em sua linha de produtos”, revela Rivera.
A linha é composta por minicarregadeiras com rodas (S630, S650, S750, S770, S850), pelos modelos com esteiras (T 630, T650, T750, T770 e T870......) e por miniescavadeiras (E32, E35, E42, E45, E50, E60 E E80). “Trata-se definitivamente de uma linha mais potente e confortável”, define o diretor.
As informações são da Bobcat.