CI

Boi gordo x reposição: Troca melhorando em Mato Grosso

Do início do ano até aqui as cotações no mercado de reposição em Mato Grosso estão em alta


Do início do ano até aqui as cotações no mercado de reposição em Mato Grosso estão em alta. Entretanto, quando analisamos apenas o segundo semestre do ano, na contramão do cenário observado na maior parte do país, por lá o movimento é de desvalorização. A oferta de animais de reposição tem sido suficiente para atender a demanda em Mato Grosso, com isso, os preços destes animais tem perdido força desde meados de julho.

As maiores desvalorizações envolvem as categorias mais novas, a cotação do bezerro de desmama, por exemplo, já acumula queda de 3,5% neste mesmo intervalo. Já a procura por animais mais erados, de giro rápido, tem sustentado as referências. Ao mesmo tempo, as cotações da arroba ganharam firmeza no estado. Desde o começo do segundo semestre, mesmo com a oferta de gado confinado, o preço do boi gordo subiu 5,6%.

Frente a esse cenário, a relação de troca melhorou para o recriador e para o invernista. Na média de todas as categorias, o poder de compra melhorou 7,0%. Desta forma, considerando que o mercado está entrando em um processo de reversão do ciclo, para o recriador, atualmente ainda é possível fazer um estoque de arrobas com preços atrativos e vender o máximo possível de ativos em um próximo momento de alta. Para o criador, as oportunidades também batem à porta. O bezerro da estação de monta atual pode ser vendido em um cenário de alta de preços visando o longo prazo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.