Boletim Técnico do Irga aborda salinidade e seus efeitos sobre o arroz

Agronegócio

Boletim Técnico do Irga aborda salinidade e seus efeitos sobre o arroz

A publicação é voltada para produtores e será distribuída em universidades e instituições de pesquisa
Por: -Joana
320 acessos
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), lançou recentemente, o Boletim Técnico nº 10, com o título “Salinidade da água e do solo e seus efeitos sobre o arroz irrigado no Rio Grande do Sul”. A obra foi desenvolvida pelo pesquisador do Irga, Felipe de Campos Carmona, o consultor técnico, Ibanor Anghinoni, e o pesquisador do Instituto de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Eliseu José Weber.

A publicação é voltada para pesquisadores e, principalmente, para produtores e será distribuída em universidades e instituições de pesquisa. O boletim é resultado da tese de doutorado do pesquisador Felipe Carmona. Os autores realizaram um mapeamento dos solos no entorno da Lagoa dos Patos, para diagnosticar a salinidade do solo e da água. “Coletamos amostras de água da lagoa em diferentes locais para saber se essa água pode ser usada nos solos afetados pela salinidade”, explicou Carmona.

Paralelo a essa atividade foi realizado, também, um trabalho específico na Fazenda Cavalhada em Mostardas. A experiência mostrou a dinâmica da salinidade do solo ao longo do ciclo da lavoura de arroz irrigado e o estudo das práticas de manejo para mitigar o efeito salino sobre a cultura.

Para adquirir o Boletim Técnico, basta solicitar ao escritório do Irga mais próximo.

As informações são da asessoria de imprensa do Irga

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink