Bolívia aceita ajuda do Brasil para controle da aftosa
CI
Agronegócio

Bolívia aceita ajuda do Brasil para controle da aftosa

Parte da vacina doada pelo Brasil em 2006 está sendo usado no controle dos focos
Por:

O governo da Bolívia deverá aceitar a ajuda do Brasil no combate aos focos de febre aftosa registrados naquele país. Os bolivianos devem também iniciar, nos próximos dias, a vacinação do rebanho nacional. Do lado brasileiro, o governo deve solicitar extraorçamentários para ações emergenciais por conta da presença da doença na Bolívia.

"À medida que recebermos o comunicado oficial do Brasil, vamos aceitar a ajuda", diz Ernesto Salas García, diretor nacional de Sanidade Animal da Bolívia. Segundo ele, o documento brasileiro ainda não chegou ao órgão competente.

García anunciou ainda na próxima semana começa a vacinação em todo o País. Segundo ele, parte da vacina doada pelo Brasil no final do ano passado - foram 2 milhões de doses - está sendo usado no controle dos três focos da doença. Segundo ele, desde a última segunda-feira não foi mais registrado nenhum caso da enfermidade. García afirmou ainda que apenas 26 animais foram infectados.

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gabriel Maciel, disse que o governo ofereceu o envio de técnicos. Ele disse ainda que o Brasil está seguindo as determinações da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que se reuniu esta semana discutindo o relatório da visita à América do Sul, em dezembro passado, em que aponta problemas nas fronteiras dos países e determina "um trabalho mais harmônico". Segundo Maciel, além da oferta da ajuda, os estados fronteiriços estão engajados nesta "harmonia". Ele anunciou ainda que serão solicitados recursos extraorçamentários para ações emergenciais.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink