CI

Bolsa divulga panorama do agro argentino

No âmbito do sorgo, foi iniciada a colheita de plantações precoces


Girassol é uma das culturas analisadas Girassol é uma das culturas analisadas - Foto: Divulgação

A Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) divulgou recentemente um relatório abrangente sobre a situação atual das colheitas na Argentina, com foco especial na soja, milho, sorgo e girassol. Essas informações oferecem uma visão detalhada das condições agrícolas, fornecendo dados sobre a área cultivada, o desenvolvimento das culturas e os desafios enfrentados pelos agricultores em diferentes regiões do país.

No que diz respeito à soja, o relatório destaca que 82% da área apresenta condições de cultivo consideradas como Normais/Excelentes. Além disso, 5,6 milhões de hectares de soja de primeira já iniciaram o enchimento de grãos, enquanto 1,2 milhão de hectares de soja de segunda começaram o período de definição de rendimento. Esses indicadores sugerem um cenário positivo para a produção de soja na Argentina.

Quanto ao milho, o relatório revela que 87% do total encontra-se em condições que variam de Normais a Excelentes. As chuvas recentes garantiram a floração e o enchimento de grãos, especialmente em plantações tardias não afetadas pelas altas temperaturas. Esse cenário promissor aponta para uma temporada de milho bem-sucedida.

No âmbito do sorgo, foi iniciada a colheita de plantações precoces em Santa Fe e Entre Ríos, com resultados satisfatórios. No entanto, é mencionada a presença de lagartas e pulgão-amarelo, que estão afetando variedades suscetíveis. Isso destaca a necessidade de monitorar de perto as pragas para garantir um rendimento ótimo.

Quanto ao girassol, o relatório destaca que 18,5% da área apta já foi colhida, refletindo um atraso em relação ao ano anterior de -8,2 pontos percentuais. Apesar desse atraso, a média de rendimento está em 18,5 quintais por hectare, mantendo a projeção de produção em 3,8 milhões de toneladas. Esse progresso constante na colheita é positivo, embora se destaque a influência de desafios climáticos no atraso observado.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.