CI

Bolsonaro defende agricultura no G-20

Bolsonaro disse ainda que o Brasil trabalha contra ataques de países menos produtivos e que promove a sustentabilidade


Foto: Marcos Corrêa/PR

No segundo discurso do encontro de líderes do G-20, o presidente Jair Bolsonaro, defendeu a agricultura brasileira e a política ambiental. O presidente destacou a resiliência do Brasil e os acordos comerciais negociados, bem como o combate aos crimes ambientais. 

Bolsonaro enalteceu o agronegócio brasileiro citando que, nos últimos 40 anos, o país passou de grande importador de alimentos para grande exportador. “Esse processo de transformações da agricultura brasileira resulta de décadas de inovação e desenvolvimento, incorporando grandes ganhos tecnológicos e eficiência de produtividade”, destacou.

Sobre as críticas que o país sofre em relação a desmatamento e política ambiental, o presidente disse que a conservação ambiental deve ser combinada com prosperidade econômica e social. “Hoje, nosso país exporta volume imenso de produtos agrícolas e da pecuária, sustentáveis e de qualidade. Alimentamos quase 1,5 bilhão de pessoas de pessoas e garantimos a segurança alimentar de diversos países. Essa verdadeira revolução agrícola foi feita usando apenas 8% de nossa área para agricultura e 19% para pecuária. Portanto temos 66% de área preservada, com vegetação nativa”, disse ele.

Bolsonaro disse ainda que o Brasil trabalha contra ataques de países menos produtivos e que promove o desenvolvimento sustentável que passa pelas ações com 4 Rs: reduzir, reutilizar, reciclar e remover. “Entendemos que esforço deve ser concentrado no primeiro “R”, que é a redução das emissões de carbono. No cenário mundial, somos responsáveis por menos de 3% da emissão de carbono, mesmo sendo uma das 10 maiores economias do mundo”, acrescentou.

O G-20 é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia. Neste ano o encontro foi virtual. Os integrantes do G20 são responsáveis por cerca de 80% da produção econômica global.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.