CI

Bom clima impulsiona a safra de verão

Produção de grãos deve somar 105 milhões de toneladas


O clima favorável e a previsão de menor incidência da ferrugem asiática - doença que impede a formação completa dos grãos - são fatores que vão impulsionar a Safra Verão de Grãos 2006/2007, principalmente para a soja, o milho.

A avaliação é do economista da Agroconsult, Douglas Nakazone. A entidade estima que a safra de grãos neste Verão fique em 105 milhões de toneladas e a safra total em 124,4 milhões de toneladas.

"A lavoura fez toda a lição de casa e está totalmente capacitada para acompanhar o clima, inclusive com agricultores de precisão para fazer questões de adubações. Além disso, a tecnologia tem sido muito boa e contribuído na produção", disse.

Aumento da produção atinge o milho e a soja

Na soja, segundo ele, a safra passada foi de 52,6 milhões e a próxima deve ser de 56 milhões de toneladas. Para o milho, a previsão é de 33,6 milhões de toneladas. Na safra passada, foi 31,8 milhões de toneladas. A Agroconsult é uma empresa especializada em análise dos mercados agropecuários, que aponta tendências de médio e longo prazos sobre os principais mercados agrícolas mundiais.

Em dezembro, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também divulgou estimativas do setor. Segundo a instituição, a safra nacional de grãos 2006/2007 deve ser de 120,2 milhões de toneladas, o que representa 274,1 mil toneladas (1,1%) a mais que a anterior.

De acordo com o presidente da Conab, Jacinto Ferreira, apesar da queda no plantio de algumas culturas, o bom desempenho deverá se manter por causa das variações positivas do clima.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.