CI

Boom dos bioplásticos espera impressão 3D 

Nos últimos anos, a impressão 3D se desenvolveu significativamente


Foto: Eliza Maliszewski

A empresa de consultoria de mercado Facts and Factors publicou um novo relatório de mais de 195 páginas sobre o mercado de bioplásticos impressos em 3D, detalhando os materiais utilizados, suas aplicações industriais e as regiões onde são produzidos, bem como a descrição e análise de tendências e previsões para 2020-2026. 

De acordo com o documento, o mercado global de bioplásticos impressos em 3D foi estimado em US $ 518,7 milhões em 2019 e deve chegar a US $ 2.635,65 milhões em 2026. O mercado global de bioplásticos impressos em 3D deve crescer a uma Taxa anual composta (CAGR) de 26,3% de 2019 a 2026. O mercado global de bioplásticos impressos em 3D é impulsionado pelo desenvolvimento econômico, pelo avanço tecnológico e pela crescente demanda das indústrias de usuários finais, afirma o documento. 

A impressão 3D é o processo de fabricação de um objeto tridimensional sólido a partir de um arquivo digital. Este objeto é criado pela adição sucessiva de camadas de material até que o objeto seja obtido. É por isso que o processo também é conhecido como 'fabricação aditiva'. 

Nos últimos anos, a impressão 3D se desenvolveu significativamente e agora pode desempenhar papéis cruciais em muitas aplicações, as mais importantes das quais estão na fabricação, medicina, arquitetura, arte personalizada e design. Bioplásticos complexos também são criados com a ajuda da tecnologia de impressão 3D. A flexibilidade que a impressão 3D oferece a tornou extremamente popular entre o fabricante e o designer. As modificações podem ser feitas sem mudanças significativas no processo de fabricação. 

O bioplástico é preparado a partir de fontes renováveis de biomassa como milho, amido, resíduos agrícolas e plástico usado processado por microrganismos. Este bioplástico em combinação com outros materiais é usado na tecnologia de impressão 3D. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.