CI

Borra de café é usada para fazer sapatos

Cada par evita que cinco xícaras de pó sejam destinadas aos aterros sanitários


Foto: Pixabay

Texto: Correspondente Iara Siqueira 

Depois de um café coado, quentinha, o que você faz com a borra da bebida? Na maioria das vezes, o destino é o lixo, certo? Para quem não sabe o que isso significa, estamos falando do restino de pó que fica no coador, depois que passamos o cafezinho. Rica em nutrientes, a borra de café pode ter diversas utilidades, esfoliante corportal, tirar mau cheiro da geladeira, combater a dengue, remover pulgas dos animais, reduzir celulites e acabar com o chulé nos sapatos. Por falar em sapatos, a chinesa Ccilu traz ao mercado sapatos feitos com borra de café. 

Cada par evita que cinco xícaras de pó sejam destinadas aos aterros sanitários. A matéria prima da empresa é oriunda de borras de cafés gastas de cafeterias, a borra é utilizada na fabricação de palmilhas, sola, revestimento interno e tecido dos calçados. Materiais sustentáveis como garrafas plásticas recicladas também fazem parte do processo de criação. O sapato ecológico, chamado de XpreSole, é vegano, ou seja, livre de insumos de origem animal, além disso, ele é  a prova de sujeira e odor. 

Ao todo foram mais de três anos de pesquisas até chegar ao modelo final, o calçado pesa apenas 230 gramas e foi testado em lama e até na neve. Por ser resistente, pode ser levado na máquina de lavar. O plano da companhia é de reduzir com a reciclagem das solas de sapato,j á que 30% de petróleo é usado em calçados tradicionais. Agora toda vez que você tomar um cafezinho, lembre-se que a borra da bebida, poderá ser usada para fabricar o seu próximo calçado. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.