CI

Bovinos de Leite é tema de tarde de campo em Estrela

Emater/RS-Ascar de Estrela realizou na quinta-feira (12/07) uma Tarde de Campo sobre Bovinos de Leite


A Emater/RS-Ascar de Estrela realizou na quinta-feira (12/07), na propriedade do agricultor Aldair Lenhard, na localidade de São Luiz, uma Tarde de Campo sobre Bovinos de Leite. A atividade contou com estações onde foram discutidos temas, como qualidade da semeadura de pastagens, disponibilidade de pasto, dimensionamento de piquetes, produção para o autoconsumo e uso do carneiro hidráulico para a captação e distribuição da água para os animais, entre outros.

O objetivo da tarde de campo, ação que, até o final do ano, deverá ser realizada em todos os 55 municípios dos vales do Caí e Taquari que integram o Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado, é compartilhar experiências e conhecimentos técnicos que estão sendo desenvolvidos na propriedade. ?O programa visa a coletar indicadores sobre a evolução das condições sociais, econômicas e ambientais dos estabelecimentos assistidos?, comenta o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli.

Brandoli salienta que ações relacionadas à utilização dos recursos naturais, à racionalização da mão de obra, ao uso de insumos, à qualificação do saneamento básico rural, ao aumento da renda dos agricultores e à incorporação de mudanças tecnológicas têm sido trabalhadas com cerca de 40 mil famílias gaúchas. O anfitrião da atividade elogia a iniciativa, já que acredita que o acesso a um maior número de informações, aliado ao conhecimento das novas tecnologias, serve de motivação para o agricultor. ?Uma tarde como esta representa um ganho para todos nós?, avalia.

Aldair retornou para o campo há seis anos, após mais de 20 anos trabalhando na cidade, na indústria e no comércio. De lá para cá, participou de cursos, capacitações, oficinas, seminários e dias de campo com a intenção de se qualificar. ?No começo minhas vacas produziam 10 ou 12 litros de leite ao dia e, hoje, chegam a 20?, destaca. Cuidados relacionados à dieta dos bovinos de leite, à higiene na hora da ordenha e ao melhoramento genético estão relacionados a essa mudança. ?Algo que sem uma boa Assistência Técnica, muito provavelmente eu não conseguiria?, finaliza.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.