Empresa de origem mineira abre fábrica em Goiás e prevê crescer 74% este ano no setor de conserva de vegetais. A Brasfrigo, uma das maiores agroindústrias brasileiras, aposta na ampliação de sua estrutura na região Centro-Oeste para conquistar a liderança nacional do segmento de conservas vegetais e derivados de tomate. Na sexta-feira, a empresa inaugurou uma fábrica em Luziânia (GO), a 60 quilômetros de Brasília, com a doação de 30 toneladas de produtos da sua marca para o programa Fome Zero. Foram investidos R$ 40 milhões na unidade, e a meta é chegar ao final de 2003 com um faturamento de R$ 350 milhões. A solenidade reuniu o ministro da Casa Civil, José Dirceu; o presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP); o governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz (PMDB); e o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).
Além de consolidar sua presença em Goiás, a empresa, pertencente ao grupo mineiro BMG, espera que a nova fábrica dê suporte a previsão de crescimento de 74% este ano. "Ela será um pilar de sustentação para o crescimento previsto", reforça o diretor industrial da Brasfrigo S/A, João Alves Neto. A inauguração é mais uma etapa do processo iniciado em 1998, quando a Brasfrigo deflagrou o programa de transferência da sua operação industrial de Minas Gerais para Goiás.
Com a nova fábrica, que ocupa uma área de 150 mil m², das quais 35 mil m² cobertos, e vai gerar 1,5 mil empregos diretos na região, a capacidade instalada de produção de produto acabado pula de 6,5 mil toneladas para 12 mil toneladas/mês. Alves Neto destaca que há espaço para desenvolver outro projetos, já que a área total do terreno é de 760 mil m².
A fábrica está em um raio de 50 quilômetros de distância dos locais de produção da matéria-prima (tomate, milho e ervilha). "Temos 50 produtores credenciados, que atendem a um cronograma de plantio e colheita diários, pois dependemos da matéria-prima na hora certa", diz Alves Neto. A produção, a maior parte em baixo de pivô central, é irrigada. "Inserimos a Brasfrigo na maior região irrigada do Brasil, comparada somente à Califórnia. É a principal do país em disponibilidade de área e tecnologia aplicada", completa o diretor. Na inauguração, a fábrica recebeu 370 toneladas de espigas de milho e 1,3 mil toneladas de tomate.
Marcas próprias
A Brasfrigo trabalha com três marcas próprias - Twist (vegetais em conserva), Tomatino (derivados de tomate) e Frigo (doces e frutas em conserva) - comercializadas em todo o Brasil. O principal mercado é São Paulo, com 30% das vendas. A empresa também envasa mais de 20 produtos para as principais cadeias de supermercados do País, entre eles Carrefour, Pão de Açúcar, Makro, Sendas e Barateiro. E foi pioneira na terceirização para os grandes atacadistas brasileiros, entre eles Martins, Peixoto e La Valle, que passaram a distribuir enlatados com suas marcas próprias.
No mercado externo, a Brasfrigo exporta para o Mercosul e países africanos de língua portuguesa. No Mercosul, atua através das marcas La Banda, El Emigrante, Los Rumbos e La Siciliana. "Pretendemos crescer nessa área" diz Alves Neto. Até o final do ano já foram reservados em torno de R$ 20 milhões para investimentos em desenvolvimento de produtos e adequação de linhas de processo. Para garantir o processo de expansão traçado, a Brasfrigo está investindo R$ 5 milhões em um terminal rodoferroviário, em Luziânia, com a Vale do Rio Doce.
A Brasfrigo iniciou suas atividades na década de 70, em Uberlândia (MG), nas áreas de congelamento e estocagem de produtos alimentícios em câmaras frigoríficas. Nos anos 90, intensificou sua participação na área industrial. Hoje, o ramo de alimentos é o principal negócio.