Brasil abre mercado para 45 produtos do agro
CI
Imagem: Eliza Maliszewski
OPORTUNIDADE

Brasil abre mercado para 45 produtos do agro

Pelo menos 15 países receberam os produtos brasileiros
Por: -Eliza Maliszewski

O esforço diplomático do Ministério da Agricultura já resultou na abertura de mercados para 45 produtos brasileiros do agronegócio em pelo menos 15 países. O balanço foi atualizado pela ministra Tereza Cristina, em fala no Global Halal Brazil Business Forum, organizado pela Câmara de Árabe-Brasileira e pela Fambras-Halal, na cidade de São Paulo.

Ainda segundo Tereza Cristina, o Brasil se consolidou como o maior produtor e exportador de alimentos halal, voltados ao consumidor muçulmano, obtendo participação de 75% em alguns mercados, sobretudo nos segmentos de proteínas bovina e avícola.

"Já somos os principais fornecedores do produto halal aos países da OCI (Organização para Cooperação Islâmica]. Temos buscado uma linha de trabalho para aumentar nossas exportações, junto a novos mercados e com diversificação", afirmou Tereza Cristina em fala viabilizada por conexão remota diretamente de Brasília.

De 2019 até novembro deste ano, o Brasil obteve 167 aberturas de mercados para produtos brasileiros, segundo dados do Ministério de Relações Exteriores. O resultado é creditado pela pasta à criação de setores agrícolas em pelo menos 46 embaixadas e consulados do Brasil ao redor do mundo, que se somam aos 120 já existentes.

O levantamento destaca ainda que o Egito lidera a lista de liberações recentes, com a admissão de oito novos produtos brasileiros, entre eles o feijão, cortes de frango, caprinos e ovinos vivos, lácteos e miúdos bovinos. O país árabe, que tem com o Mercosul acordo de livre comércio, comprou do Brasil de janeiro a outubro deste ano US? 882,66 milhões em produtos, a maior parte alimentos.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.