CI

Brasil celebra o primeiro Dia Nacional do Plantio Direto

Técnica se originou no país e se tornou uma referência global na agricultura sustentável


Foto: Dirceu Gassen

Neste ano, o Brasil celebra pela primeira vez o Dia Nacional do Plantio Direto, uma data que destaca a importância de uma prática agrícola inovadora e sustentável. A instituição da comemoração ocorreu por meio da Lei 14.609, que escolheu o dia 23 de outubro como a data oficial para honrar o Plantio Direto, uma técnica que se originou no país e se tornou uma referência global na agricultura sustentável.

O Dia Nacional do Plantio Direto tem um significado histórico especial, já que homenageia a realização da primeira experiência com o plantio direto em lavoura de soja, que ocorreu no Brasil em 1972. O local desse pioneirismo foi a Fazenda Rhenânia, propriedade de Herbert Bartz, situada em Rolândia, no estado do Paraná.

Juliane Knapik Justen, coordenadora do Programa Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental da Epagri, destaca a relevância dessa data: "Essa comemoração reconhece a origem do plantio direto e sua contribuição para uma agricultura mais sustentável. A experiência pioneira realizada na Fazenda Rhenânia marcou o início de uma revolução na agricultura brasileira e global".

O Sistema de Plantio Direto é um método de produção agrícola conservacionista que segue princípios fundamentais, incluindo a redução do revolvimento do solo ao mínimo necessário, a manutenção constante de cobertura no solo (seja de plantas vivas ou material orgânico), a prática de rotação e diversificação de culturas e o uso de plantas de cobertura, também conhecidas como adubos verdes.

Esse sistema não apenas aumenta a eficiência agrícola, mas também promove a conservação do solo, reduz a erosão, economiza água e contribui para a mitigação das mudanças climáticas. Além disso, o Plantio Direto é uma técnica crucial para a preservação da biodiversidade e a promoção de uma agricultura mais sustentável e amiga do ambiente.

O Dia Nacional do Plantio Direto é uma oportunidade para reconhecer os agricultores, pesquisadores e entidades envolvidas nessa prática que desafia paradigmas e promove uma abordagem mais equilibrada à agricultura. No cenário global, o Brasil se destaca como líder no desenvolvimento e promoção do Plantio Direto, uma contribuição significativa para a agricultura sustentável em todo o mundo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.