CI

Brasil defende o direito de subsidiar pesca

O país comandou na OMC uma coalizão para rechaçar proposta apresentada por Japão, Taiwan e Coréia do Sul


O Brasil entrou em um novo afrontamento contra nações industrializadas por causa de subsídios. Só que, desta vez, está a favor. O país comandou nessa quarta-feira (13-12) na Organização Mundial do Comércio (OMC) uma coalizão para rechaçar uma proposta apresentada por Japão, Taiwan e Coréia do Sul que procura estabelecer distinções entre nações em desenvolvimento autorizadas a dar subvenções para sua indústria pesqueira.


A negociação ocorre no âmbito da combalida Rodada Doha, justamente onde o Brasil comanda outra coalizão, o G-20, desta vez contra subvenções no setor agrícola concedidas por países industrializados como o Japão. Apesar da falta de progressos políticos na rodada, as discussões técnicas envolvendo a área de pesca foram retomadas em clima de confronto. Mesmo se Doha fracassar, essa é uma questão que continuará na agenda da OMC, por pressão de ambientalistas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.