Brasil deve aproveitar saída do Reino Unido da UE

Agronegócio

Brasil deve aproveitar saída do Reino Unido da UE

Avaliação do economista Alexandre Cabral
Por: -Leonardo Gottems
2265 acessos

 

Na avaliação do economista Alexandre Cabral, da NeoValue Investimentos, o Brasil pode tirar proveito da saída do Reino Unido da União Europeia. “Vamos aqui parar de filosofar e começar a agir: temos que ser rápidos e fazer a parceria para ontem. Assim, podemos sair na frente de concorrentes”, alerta.

Segundo o especialista, um setor que pode se destacar nessa parceria é o de alimentos: “o Reino Unido não produz muito, principalmente itens mais básicos, como milho e soja. Além disso, as regulações locais são mais flexíveis que as da União Europeia. Quem sabe um tratado bilateral com o Reino Unido possa nos ajudar a recuperar, ainda que de forma bem tímida – claro que não vai ser só com isso –, a nossa economia”.

Por outro lado, Cabral aponta a possibilidade de uma queda generalizada dos preços das commodities. “Por que isso ocorre? A maioria dos produtos agrícolas de grande circulação é cotada em dólares (milho, soja, farelos etc). Se o dólar passa a valer mais, as commodities, por consequência, ficam também mais caras, quando convertidas às respectivas moedas locais (real, no nosso caso)”, explica ele em seu Blog no Portal Estadão. 

“Na maioria das vezes, o mercado se encarrega de puxar esses preços de volta ao ponto de equilíbrio – gerando assim a queda nos preços dos produtos em dólares. Portanto, temos uma relação muito forte de: dólar se valorizando => queda dos preços das commodities; dólar se desvalorizando => alta dos preços das commodities. E o que isso tem a ver com o Brasil? Podemos ter queda nas cotações dos produtos do setor, ajudando a segurar a nossa inflação”, conclui.
 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink