CI

Brasil deve confinar 4 milhões de cabeças em 2012

Expectativa das consultorias Bigma e Agrocult foi apresentada nesta terça-feira


Expectativa das consultorias Bigma e Agrocult foi apresentada nesta terça-feira 

Pecuaristas brasileiros deverão confinar 4 milhões de cabeças em 2012, 5,2 % a mais que os 3,8 milhões de animais terminados de 2011. A expectativa foi apresentada durante o detalhamento dos resultados do Rally da Pecuária, nesta terça-feira, na Fiesp, em São Paulo.


A expedição técnica percorreu, entre 26 de setembro e 11 de novembro, nove estados brasileiros, nos quais estão 75% do rebanho bovino e 85% da produção de carne no país.

De acordo com Maurício Nogueira, da Bigma Consultoria, a amostra colhida durante o percurso reforçou a previsão da consultoria de que o investimento na atividade será maior no próximo ano. Nos 78 confinamentos visitados, 87,2% dos pecuaristas declararam que pretendem repetir a estratégia em 2012.

Eles são resposáveis pelo abate de 413 mil cabeças neste ano. “A proximidade da agricultura tem estimulado o pecuarista a terminar o gado e agregar valor à sua produção”, afirma Nogueira.

Segundo o levantamento, em 2011 houve incremento de 23,8% no número de animais terminados nos confinamentos visitados. A intenção é ampliar este número em 14,04% em 2012 e atingir 471 mil animais.

Conforme Nogueira, o pecuarista está em busca de estratégias que reduzam seus custos e ampliam a produtividade. “Há uma expectativa de safra recorde de milho em 2012. Com maior volume no mercado e a tendência de recuo no custo, o pecuarista terá melhor possibilidade de alimentar os animais”, acrescenta André Pessôa, da Agroconsult.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.