Brasil e Chile fortalecem laços com novos acordos
Acordo inclui o interesse chileno em iniciativas como o ZARC e o plano ABC+
Nesta segunda-feira (5), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, firmou 17 acordos bilaterais com o Chile, incluindo um Memorando de Entendimento (MdE) para cooperação técnica agropecuária entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) do Brasil e o Ministério da Agricultura chileno (Minagri). O documento visa desenvolver sistemas agropecuários por meio da implementação de programas, projetos e eventos de interesse comum.
O acordo inclui o interesse chileno em iniciativas como o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) e o plano ABC+ (Agricultura de Baixo Carbono), ambos focados em práticas sustentáveis no setor agropecuário.
Além desse memorando, outros dois acordos foram assinados. O primeiro trata da certificação eletrônica de vinhos e bebidas alcoólicas, com o objetivo de facilitar o comércio e melhorar o fluxo de vinhos chilenos para o Brasil. O segundo é um aditivo ao memorando sobre reconhecimento mútuo da Certificação Orgânica, que busca facilitar o comércio de produtos orgânicos entre os dois países, beneficiando pequenos e médios produtores.