CI

Brasil e EUA repassam agenda bilateral de comércio e cooperação

Reunião discutirá comércio de carne suína e de aves e bovinos in natura


As prioridades brasileiras e norte-americanas no comércio agropecuário e a cooperação técnica entre os dois países entram em debate na 4ª Reunião do Comitê Consultivo Agrícola (CCA) Brasil - Estados Unidos. O encontro acontece na segunda-feira, 18 de outubro, e na terça-feira, 19, em Washington, com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês).

Entre os temas a serem abordados pelo Brasil estão o acesso da carne suína produzida em Santa Catarina àquele mercado e a abertura de mercado para as carnes de aves in natura e bovina in natura. A troca de experiências em novas tecnologias e o treinamento em análise de risco de pragas e quarentena de plantas são parte das conversas sobre cooperação.

O CCA é um fórum de governo e uma oportunidade para rever a agenda bilateral do agronegócio, tratando de áreas específicas, como acesso a mercados, pesquisa agrícola, cooperação técnica e elaboração de normas. O Brasil mantém CCA com o Canadá, Estados Unidos, Chile, China e Coreia do Sul, Indonésia e Rússia.

Os Estados Unidos retornaram, este ano, ao segundo lugar no ranking de importadores do agronegócio brasileiro, retomando o patamar ocupado antes da crise financeira mundial. Entre janeiro e setembro de 2010, o valor das exportações para os norte-americanos somou cerca de US$ 4 bilhões. Os produtos mais adquiridos foram os florestais, como celulose e madeira; café verde e torrado e produtos de couro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.