CI

Brasil é fonte de risco climático, diz estudo

Os países da Europa e da América do Norte foram considerados altamente expostos


Foto: Pixabay

O mais novo relatório, do Stockholm Environment Institute (SEI), revela pela primeira vez em detalhes quais países estão expostos a riscos climáticos transfronteiriços (RTC), segundo a York University. As descobertas analisaram os riscos climáticos transfronteiriços do comércio agrícola e identificaram quais países são fontes significativas de risco climático para os mercados globais de commodities. 

Seis produtos agrícolas principais foram avaliados: alimentos básicos (como milho, arroz e trigo), produtos de raízes profundas (soja e cana-de-açúcar) e produtos de luxo (café). As conclusões do relatório sugerem que todos os países estão expostos a riscos climáticos transfronteiriços, independentemente de desenvolvimento, poder ou riqueza. 

Os países da Europa e da América do Norte foram considerados altamente expostos aos RERs por meio de importações estrangeiras e podem ser fontes significativas de risco para outros países que dependem de suas exportações para a segurança alimentar. Assim, foi descoberto que os Estados Unidos, Brasil e China são fontes importantes de risco climático, já que impõem riscos para os países da América Central, América Latina e Caribe, assim como da África e da Ásia. 

Pequenos estados insulares em desenvolvimento e pequenos países globalmente integrados, como Cingapura e Suécia, também são particularmente vulneráveis. Em contraste, como grande exportador de commodities, a Rússia pode aumentar a produção agrícola devido às mudanças climáticas, incluindo milho, soja e arroz, embora provavelmente não o suficiente para compensar os riscos em outros lugares. 

O Dr. Simon Croft, um dos responsáveis, afirmou que “o modelo forneceu a base sobre a qual as avaliações de risco climático transfronteiriças são conduzidas neste relatório. Dada a complexidade das cadeias de abastecimento globais, especialmente para commodities como óleo de palma, a remoção desses vínculos comerciais é essencial para quantificar e mapear RERs em detalhes”. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.