CI

Brasil é um importante mercado para carne paraguaia, diz ministro


O Brasil é um importante mercado para a carne desossada e maturada do Paraguai, disse ontem o ministro da Agricultura e Pecuária do Paraguai, Darío Baumgarten. O ministro paraguaio esteve ontem com seu colega brasileiro, Roberto Rodrigues, explicando o plano de vacinação de seu país para combater, entre outros, a febre aftosa no rebanho de uma pequena propriedade em Pozo Fondo. Na segunda-feira, o Brasil suspendeu a importação de carne do Paraguai.

Baumgarten estimou que, nos últimos dois meses, o Brasil importou cerca de 65% da carne exportada pelo Paraguai.

As importações de animais vivos e de carne com osso estão suspensas por causa do registro de focos da doença em dois animais da Estância São Francisco, no Departamento de Canindeyú, fronteira com o Mato Grosso do Sul.

Em março, durante feira agropecuária, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva doou um milhão de doses de vacina contra a aftosa ao governo do Paraguai.

Desse total, já foram utilizadas 500 doses, principalmente na campanha de vacinação que terminou ontem, informou o ministro. O diretor interino do Departamento de Defesa animal do Ministério da Agricultura, Jamil Gomes de Souza, afirmou que pela característica do vírus - tipo A e O - os animais da propriedade não haviam sido vacinados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.