CI

Brasil eleva uso de pivôs centrais em seis estados

Futuro da agricultura irrigada por pivôs centrais no Brasil é promissor


Foto: Seane Lennon

Um recente mapeamento da Agricultura Irrigada por pivôs centrais no Brasil, conduzido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), revela que seis estados lideram a adoção dessa técnica. Minas Gerais, Goiás, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso concentram cerca de 92,5% da área equipada com pivôs centrais no país.

Nesse contexto em expansão, a Bauer do Brasil, Rodrigo Parada, Co-CEO da Bauer do Brasil, destaca que a empresa não apenas acompanha o crescimento da irrigação, mas também contribui ativamente para ele. O número de revendedores da empresa aumentou em 300% entre 2021 e 2023, passando de 25 para mais de 100 pontos de venda. A meta da Bauer inclui ainda a expansão para novas regiões, com uma ampliação geográfica planejada até o final deste ano. Esse crescimento é impulsionado, em parte, pela parceria estratégica com a Coopercitrus, uma cooperativa com cerca de 65 lojas distribuídas em todo o país.

O aumento no número de pontos-pivôs no país também é notável, ultrapassando 30 mil em 2022, representando um acréscimo de 370 mil hectares em relação a 2019 (24%). Desde 2010, houve um crescimento de 225%, o equivalente a mais de 1 milhão de hectares.

Paulo Figueiredo, coordenador de mercado da Bauer do Brasil, explica que a concentração de pivôs centrais nas regiões destacadas pelo mapeamento é influenciada por vários fatores, incluindo uso da terra, aptidão agrícola e condições de mercado. Ele ressalta a importância de aproveitar o potencial dessas regiões para oferecer soluções adequadas aos produtores rurais.

Rodrigo Parada enfatiza que o crescimento da Bauer do Brasil reflete não apenas o sucesso da empresa, mas também seu compromisso contínuo com a inovação e a busca por soluções avançadas na agricultura. "O futuro da agricultura irrigada por pivôs centrais no Brasil é promissor, e a Bauer do Brasil desempenha um papel fundamental para a evolução desse setor", completa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.