CI

Brasil já plantou 38% da soja

O índice só fica atrás da safra 18/19 e é o segundo maior para o período


Foto: Marcel Oliveira

Segundo a AgRural o plantio da safra de soja 2021/22 avança rapidamente no país. Até a última quinta-feira (21) a área que deve ser ocupada estava 38% plantada. O índice é o segundo mais alto para esta época do ano, atrás apenas da safra 2018/19, e representa avanço de 6,2 milhões de hectares sobre a quinta-feira anterior (14), quando 22% da área estava semeada. Um ano atrás, o plantio estava em 23%. 

O clima favorece os trabalhos no campo e com boa umidade no solo, os produtores aproveitaram os momentos de tempo aberto da semana passada para acelerar as plantadeiras. Em Mato Grosso e no Paraná, as regiões mais adiantadas já se aproximam da reta final do plantio. Nos outros estados, os trabalhos engrenaram e estão à frente da média de cinco anos no Matopiba e no Rio Grande do Sul, que têm calendário mais tardio. Pontos secos em Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, porém, merecem atenção. 

Para esta safra o Brasil projeta plantar 39.9 milhões de hectares, avanço de 2,5% em relação a safra anterior e espera colher 140.7 milhões de toneladas, alta também de 2,5%. A produtividade esperada é de 3.526 kg/ha. Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.