CI

Brasil oficializa pedido de revogação

Exportações de 85 frigoríficos do PR, RS e MT para a Rússia foram suspensos


O Ministério da Agricultura (Mapa) pediu nesta terça-feira (14), oficialmente, a revogação da suspensão das exportações de 85 frigoríficos de carnes suína, bovina e de frango no Estado, Paraná e Mato Grosso para a Rússia. O embargo se inicia hoje. No RS, são 35 unidades. Em nota emitida, o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Francisco Jardim, reiterou todas as medidas adotadas para atender às normas da União Aduaneira, bem como a correção de falhas citadas pelos russos na semana passada.


A correspondência também encaminha o resultado das supervisões realizadas em todos os estabelecimentos exportadores de carnes auditados pela missão russa em abril, assim como a avaliação dos demais exportadores brasileiros. A Secretaria de Defesa Agropecuária enviou ainda nova lista de estabelecimentos brasileiros exportadores que atendem aos critérios estabelecidos entre as autoridades sanitárias dos dois países, na reunião realizada durante o mês de maio, em Moscou. O secretário solicitou a confirmação reunião programada para a próxima semana em Moscou, quando a delegação do Mapa reapresentará todas as respostas às questões técnicas mencionadas no site da Rosselkhoznadzor. O governo confia no fim do embargo ainda neste mês.

O diretor executivo do Sips, Rogério Kerber, também acredita na alteração de cenário nas próximas duas semanas. Mas disse que as empresas estão preparadas para enfrentar o bloqueio. "A solução é produzir e estocar, pois a programação de abate é ininterrupta." Também otimista com o fim do embargo em 30 dias, o presidente da Ubabef, Francisco Turra, disse que saída dos frigoríficos para continuar exportando tem sido a realocação da produção para plantas não embargadas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.