Brasil pede painel contra subsídio europeu ao açúcar
CI
Agronegócio

Brasil pede painel contra subsídio europeu ao açúcar

Por:

O governo brasileiro entregou ontem à secretaria da Organização Mundial do Comércio (OMC) um pedido formal para que seja aberto um comitê de investigação (painel) para avaliar os subsídios dados pelos europeus aos seus produtores de açúcar. Apesar da iniciativa, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, deu indicações de que o País não descarta um eventual acordo com Bruxelas para solucionar o conflito. "O Brasil nunca esteve fechado a acordos. Mas, para obtê-los, em alguns casos, precisamos iniciar uma ação (na OMC)", afirmou Amorim,que esteve ontem em Genebra.

A queixa, entregue com o apoio da Austrália e da Tailândia, será avaliada pela OMC no dia 21. Mas os europeus já reagiram à iniciativa e apontaram que o processo negociador na OMC, que se conclui em 2005, pode ser comprometido diante da nova disputa. "Todas as vezes em que recorremos à OMC, os países desenvolvidos dizem que não seria bom. Essa atitude paternalista não vale mais", rebateu Amorim.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.