CI

Brasil precisa de investimentos em pesquisa e na capacitação do produtor

Essa é a análise do ministro interino da Agricultura e Pecuária, José Carlos Vaz


Para aumentar a produtividade na agropecuária nacional, o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer. Essa é a análise do ministro interino da Agricultura e Pecuária, José Carlos Vaz. “Precisamos trabalhar no eixo da sustentabilidade, definindo e investindo em novas linhas de pesquisa e na capacitação do produtor rural para que ele produza com mais eficiência”, diz. O ministro esteve em Maracaju (MS), na abertura do Showtec 2012, que segue até o dia 27.

“O Brasil precisa de uma política agrícola moderna para que produtores e investidores não tenham surpresas e principalmente investir em uma política que foque a produção e renda sazonal do produtor e assim ele trabalhe enfrentando com tranquilidade os riscos e adversidades sem geração de impacto em sua propriedade”, complementa o ministro. Para o presidente da Fundação MS, realizadora do Showtec , o produtor rural de Mato Grosso do Sul é modelo em inovação e superação de crise. “Nosso produtor é pioneiro porque tem contribuído, ao longo desses 20 anos, com as pesquisas que alavancaram a produção no Estado. São produtores conscientes porque são cobrados pela excelência e profissionalismo”, afirma Luis Alberto Moraes Novaes.

A governadora de Mato Grosso do Sul em exercício, Simone Tebet, ressaltou o peso do trabalho feito no Estado. “Somos o celeiro do Brasil e mundo. A sustentabilidade passa pela produção do agronegócio com a geração de energia limpa, por exemplo. As grandes indústrias que tem se instalado aqui vem em busca da nossa produção”, conclui.

Em Mato Grosso do Sul, com 55 mil produtores rurais, o agronegócio é responsável por 16,6% do PIB. “Isso mostra a força que o produtor rural tem. Ao longo dos anos, demonstramos o comprometimento e a garra do nosso produtor que sobrevive às crises e se fortalece ainda mais para enfrentar os desafios de contribuir na missão do Brasil de alimentar o mundo”, analisa o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de MS, Eduardo Riedel.

Showtec - O Showtec 2012, maior evento rural do Centro-Oeste, deve receber um público de 15 mil pessoas em busca de novas tecnologias em agricultura. Com tema do evento é a "Produção de Alimentos com Consciência Ambiental", o Showtec 2012 é realizado pela Fundação MS, que comemora 20 anos da criação.

O evento conta ainda com a promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria deEstado de Desenvolvimento Agrário da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo– Seprotur - e da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – Agraer-, da Federação da Agricultura e Pecuária de MS – Famasul, da Associação deProdutores de Soja – Aprosoja/MS e o Sindicato e Organização da CooperativasBrasileiras no Mato Grosso do Sul - OCB/SESCOOP/MS com o apoio da Associaçãodos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul – Biosul, Ministério daAgricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa, Prefeitura Municipal deMaracaju, Sebrae/MS e Banco do Brasil.

Informações sobre evento podem serobtidas pelo site www.fundacaoms.org.br, pelo telefone (67)3454-2631 ou pelo [email protected].

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.