CI

Brasil precisa negociar fim de tarifa no comércio de arroz com o México

Mexicanos incluíram retirada de taxa de importação do feijão na revisão do acordo bilateral


Mexicanos incluíram retirada de taxa de importação do feijão na revisão do acordo bilateral. Entidade defende a mesma medida para o setor orizícola brasileiro

A recente abertura do mercado mexicano ao arroz beneficiado brasileiro ainda requer ajustes para potencializar o fluxo comercial. O principal é a inclusão, na revisão do acordo bilateral entre México e Brasil, de tarifa zero para exportação do cereal àquele mercado ou a criação de uma cota para importação livre de taxa, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz).  

Em correspondência encaminhada à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, a entidade pontuou que aquele país já incluiu na revisão do acordo bilateral a retirada da tarifa de importação do feijão, hoje em 10%. A leguminosa entrou na negociação como contrapartida ao arroz brasileiro.

Diante disso, a Abiarroz reforçou a necessidade de o Brasil também buscar a eliminação das tarifas de 10% para exportação de arroz parboilizado e de 20% para o branco/esbramato. A entidade lembra ainda que o Uruguai – parceiro do Mercosul –, e os Estados Unidos, ambos concorrentes do Brasil – já têm taxa zero.

“Atualmente, existe uma cota para o arroz beneficiado brasileiro, de 150 mil toneladas, livre de imposto de importação, com vigência até dezembro de 2019. Ultrapassada esse limite, a tarifa incidente sobre a importação de arroz é de 20%”, enfatiza o presidente da Abiarroz, Elton Doeler.

A Abiarroz defende a intensificação das tratativas para eliminar a tarifa ou criar a cota como forma de assegurar a competitividade do Brasil no mercado de arroz e a efetiva relação comercial entre os dois países.

A entidade ressalta ainda a importância do mercado do México para a sustentabilidade da cadeia produtiva do arroz, uma vez que o Brasil é autossuficiente na sua produção e ainda absorve os excedentes dos parceiros do Mercosul. Por isso, considera relevante a negociação de tarifa e/ou cota para a exportação do arroz brasileiro para o México.

A Abiarroz também está fazendo gestões com o Ministério das Relações Exteriores para a retirada da tarifa do arroz para o mercado mexicano e/ou o estabelecimento de uma cota.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.