Brasil receberá em maio de 2018 certificação como livre da aftosa, afirma Blairo Maggi

Agronegócio

Brasil receberá em maio de 2018 certificação como livre da aftosa, afirma Blairo Maggi

País tem 77% do seu território reconhecido como zona livre da aftosa com vacinação
Por:
1436 acessos

País tem 77% do seu território reconhecido como zona livre da aftosa com vacinação

O Brasil, segundo o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, receberá em maio de 2018 a certificação de livre da febre aftosa com vacinação. Hoje, o país tem 77% do seu território reconhecido como zona livre da aftosa com vacinação. Apenas o Amazonas, o Amapá e Roraima não possuem tal status.

O recebimento da certificação de país considerado 100% livre de aftosa com vacinação em 2018 foi anunciada pelo Governo Federal durante encontro entre o presidente Michel Temer, o ministro Blairo Maggi e a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), Monique Eloit, nesta semana.

Santa Catarina é hoje o único Estado a possuir o status fitossanitários sem vacinação. Mato Grosso em 2016 completa 20 anos livre da aftosa com vacinação e pleiteia para 2018 o status de livre da doença sem vacinação.

O Brasil busca há 50 anos conquistar a certificação com vacinação e de acordo com o ministro Blairo Maggi, “O País precisa começar a entender isso, a importância desse certificado".

O encontro de Maggi e da diretora-geral da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) com Temer teve como intuito convidar o presidente para receber no próximo ano o certificado pessoalmente.

Conforme o Governo Federal, a diretora-geral da OIE dividiu com o presidente a sua "admiração pelo trabalho feito pelo serviço veterinário brasileiro e também pelo ministro da Agricultura. O trabalho é muito bem feito".


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink