CI

Brasil registra primeira geada de 2021

Fenômeno aconteceu em pleno verão


Foto: Mycchel Legnaghi

O ano começou com geada no Sul do Brasil. Em pleno verão a cidade de São Joaquim, no Planalto Sul Catarinense, teve temperatura abaixo de 5ºC no último sábado (2). Com isso houve a formação de geada na região.

O fenômeno foi explicado pela entrada de uma massa de ar seco e frio impulsionada por um ciclone extratropical no Atlântico Sul. Com o ar muito seco em altitude e o tempo aberto, o resfriamento noturno é acentuado, especialmente em baixadas de áreas de maior altitude.

O frio se limita ao período noturno porque o mesmo tempo seco e aberto que proporciona o forte resfriamento à noite também favorece um forte aquecimento durante o dia com calor no período da tarde com registro de uma grande amplitude térmica diária, conforme informou a MetSul.

Na madrugada de domingo (3) o frio foi sentido em várias cidades catarinenses e gaúchas. A mínima foi registrada em São José dos Ausentes, com 5ºC. Em São José dos Ausentes foram 7,2°C e em Vacaria 9,9°C.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.