CI

Brasil terá La Niña

Possibilidade é de nova estiagem no Sul do país


Foto: Marcel Oliveira

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA) anunciou oficialmente que há condições para o retorno da La Niña com mais de 80% de probabilidade para este ano no Hemisfério Sul. O pico deve ser entre novembro e janeiro. No Brasil, conforme o Portal Agrolink antecipou com o meteorologista Luiz Renato Lazinski (veja no vídeo), o fenômeno traz menos chuva na primavera, verão e outono no Sul do Brasil e um aumento das precipitações na Região Nordeste. Com isso é forte a possibilidade de nova estiagem a exemplo da safra passada no Sul. 

A La Niña normalmente afeta uma ampla gama de commodities agrícolas, pois traz chuvas de inverno-primavera acima da média na Austrália, bem como no sudeste da Ásia, com potencial de inundações. Já nos Estados Unidos pode haver seca no sul durante o inverno. Na América do Sul, as áreas agrícolas da Argentina podem se tornar mais áridas.

Na última sexta-feira o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) antecipou a previsão do tempo para os meses de setembro, outubro e novembro. De acordo com as previsões, as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul devem apresentar chuvas dentro ou acima da média a partir deste mês. Para o Centro-Oeste, o prognóstico é de chuvas abaixo da média. 

O fenômeno natural é oposto ao El Niño e consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.