CI

Brasil vai exportar 400 mil toneladas de algodão


O Ministério da Agricultura prevê que o Brasil irá exportar 400 mil toneladas de algodão em pluma na safra 2003/04, de acordo com dados apresentados no Congresso Internacional de Algodão, em Jizhaigou, na China.

De acordo com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Ivan Wedekin, o país tem uma safra estimada em 1,1 milhão de toneladas de algodão em pluma em 2003/04, o que representa um aumento de 28,3% sobre as 847,5 mil toneladas da safra 2002/03.

"O Brasil e a China, por motivos diferentes, são os fatos novos no mercado mundial de algodão", disse o secretário, que acredita que com o crescimento da produção a cotonicultura terá maior oferta de excedentes exportáveis.

Já a China, em conseqüência do aumento das exportações causado pela abertura de mercado e de uma quebra de safra, precisará importar 850 mil toneladas de algodão em 2003/04.

"Em 99, a China era uma exportadora líquida (exportações menos importações) de 340 mil toneladas de algodão em pluma. Em 2001, passou a ser uma importadora líquida de 24 mil toneladas", afirmou.

Segundo Wedekin, isso ocorreu a partir do ingresso da China na OMC (Organização Mundial do Comércio). "A China passou a ter uma importante posição no mercado de têxteis, o que requer mais matéria-prima para atender a demanda externa e interna”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.