CI

Brasil vai produzir arroz vitaminado para combater a "Fome Oculta"

Abiarroz acaba de firmar parceria com a PATH e a Global Alliance for Improved Nutrition


Com o objetivo contribuir para a superação da fome oculta e ampliar o acesso ao arroz vitaminado, a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) acaba de firmar parceria com a PATH e a Global Alliance for Improved Nutrition (GAIN). Por meio da parceria, a entidade qualificará as beneficiadoras que participarem da iniciativa e cumprirem todos os requisitos técnicos com o selo de qualidade Arroz Vitaminado.  

A tecnologia da fortificação do arroz, originalmente introduzida no Brasil pela PATH, adiciona vitaminas e minerais em grãos feitos de farinha de arroz que são misturados em pequenas proporções ao arroz tradicional para reduzir as carências de vitaminas e minerais na dieta da população. Isso contribuirá para uma melhor saúde e rendimento escolar das crianças e maior produtividade dos adultos. Trinta estudos em dez países, incluindo o Brasil, confirmam a eficácia desta solução para preencher as lacunas da dieta, melhorar a saúde e prevenir a desnutrição de micronutrientes, especialmente em mulheres e crianças, os mais atingidos por essas deficiências nutricionais.

O mesmo sabor com mais nutrição - O arroz vitaminado tem o mesmo sabor, aroma e textura que o arroz tradicional e supre vitaminas e minerais essenciais como ferro, vitamina B1, ácido fólico e zinco. Sua qualidade é verificada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o produto chega ao consumidor com um custo adicional de aproximadamente 5 a 10% em relação ao arroz tradicional. 

"A iniciativa da fortificação de arroz é uma solução inteligente para agregar valor ao produto e contribuir para a saúde pública. O arroz vitaminado precisa chegar à mesa de toda a população brasileira. Nossa parceria com a PATH, a GAIN e a UFV reforça a credibilidade do produto e a confiança do consumidor", afirma Mario Pegorer, Presidente da Abiarroz. 

De acordo com Peiman Milani, Diretor de Acesso Global da PATH, “com a chancela da Abiarroz, temos um apoio muito importante para vencer a fome oculta, que atinge todos os segmentos da população. Esta parceria público-privada inovadora não só acelera nosso esforço de assegurar o acesso da população a micronutrientes essenciais, como também estabelece um modelo que servirá de exemplo a outros países do Hemisfério Sul.” 

Primeira beneficiadora a lançar uma marca de arroz com o selo de qualidade Arroz Vitaminado, a Urbano já comercializa seu produto em supermercados de diversas regiões do País. Outras beneficiadoras e alguns varejistas planejam lançar suas próprias marcas fortificadas ainda no primeiro semestre deste ano.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.