CI

BRGN: Embrapa Cerrados realiza leilão de Nelore

Serão ofertados 200 animais, entre eles, 26 touros Nelore PO e 88 matrizes Nelore PO


A realização de eventos de transferência de tecnologia é de fundamental importância para a Embrapa Cerrados e, entre eles, o leilão de Touros e Matrizes da raça Nelore é uma forma de democratizar a marca BRGN. O programa seleção do Nelore marca BRGN começou em 2000 na Embrapa Cerrados, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa, localizada em Planaltina-DF. O 2º Leilão de Touros e Matrizes da raça Nelore marca BRGN ocorrerá no dia 16 de abril. Serão ofertados 200 animais, entre eles, 26 touros Nelore PO, 88 matrizes Nelore PO, machos e fêmeas Nelore comerciais.

Os animais disponibilizados no leilão são selecionados e avaliados geneticamente pelo Programa Nelore Brasil, em parceria com a Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP). Os exemplares de touros e matrizes PO são considerados TOP para MGT (Mérito Genético Total), características de crescimento e de reprodução. Destaca-se, também, a venda de touros jovens superiores e elite em provas de ganho em peso em pastagens renovadas pelo sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

De acordo com o pesquisador da Embrapa Cerrados, Cláudio Magnabosco, os animais são selecionados nas condições do Cerrado, possuem excelente potencial de crescimento e possuem a da Embrapa. O pesquisador explica que esses animais são avaliados geneticamente com foco nas características econômicas de crescimento, reprodução, carcaça e biotipo, que vão efetivamente propiciar um ganho econômico ao produtor em uma fazenda. “O leilão é uma oportunidade impar para investir em bovinos produtivos, criados a pasto”, frisa Magnabosco.

O leilão conta com a parceria das empresas CRV Lagoa, Minerthal, Biofórmula e Ouro Fino. A apresentação dos animais acontecerá às 10h. O leilão terá início às 11h. O pagamento dos animais PO poderá ser feito em 24 parcelas e dos animais comerciais em três parcelas. Mais informações sobre condições de pagamento e sobre o regulamento completo do leilão entrar em contato com a empresa Mult Leilões pelos telefones (61) 3465-2203/2542 ou 3388-9933.

Melhoramento Genético

O melhoramento genético do rebanho representa ganhos para pecuaristas e consumidores. A tecnologia permite o aumento da eficiência produtiva na pecuária, a identificação de animais geneticamente superiores para habilidade materna, maior crescimento, fertilidade e precocidade. O programa seleção rebanho Nelore com a marca BRGN vem fazendo uso de tecnologias que permitem identificar genótipos superiores para características de interesse econômico, além de modernas biotecnologias reprodutivas para a multiplicação dos animais que se destacam nesse programa de seleção.

As ações do programa são conduzidas em parceria com várias instituições, tanto oficiais quanto da iniciativa privada. Entre elas, a Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), responsável e parceira em tecnologia de avaliação genética do Nelore marca BRGN, e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), responsável pelo registro e controle de peso dos animais BRGN.

Promover continuamente o melhoramento genético do rebanho Nelore BRGN objetivando uma resposta efetiva para habilidade materna, ganho em peso e fertilidade, e principalmente, identificar e multiplicar animais de elevado mérito genético para as características de carcaça são o foco da seleção Nelore BRGN.

Serviço:
2º Leilão de Nelore marca BRGN
Local: Fazenda Experimental da Embrapa Cerrados
Rodovia BR-020, Km 18
Planaltina-DF
Horário: a partir das 10h
 
As informaçõesa são da assessoria de imprensa da BRGN.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.