CI

Butantan busca desenvolver vacina contra Covid-19

Esta vacina utiliza um mecanismo semelhante ao que algumas bactérias fazem


Foto: Pixabay

A Agência Brasil informou que pesquisadores do Instituto Butantan, localizado em São Paulo (SP), estão desenvolvendo uma vacina alternativa contra Covid-19. O grupo usa técnicas inovadoras de biotecnologia com intuito de ter uma opção caso a vacina tradicional na tenha efetividade. Alguns países já testam em humanos doses da vacina convencional.

Esta vacina alternativa utiliza um mecanismo semelhante ao que algumas bactérias fazem para enganar o sistema imunológico humano. Elas produzem pequenas bolhas que atrapalham as células de defesa. Dessa forma, o sistema imunológico passa a atacar também as bolhas, diminuindo a agressão contra as bactérias. 

Os pesquisadores do instituto pensam em fazer o mesmo, fabricando essas bolhas em laboratório, mas, em vez de usar a membrana das bactérias, vão acoplar nas vesículas proteínas de superfície do novo coronavírus. Assim, em contato com o sistema de defesa, as bolhas criariam uma memória imunológica no organismo, estimulando a produção de anticorpos específicos contra o coronavírus. De acordo com o Butantan, as vesículas são muito imunogênicas, ou seja, têm alta capacidade de estimular a resposta imune ao entrar em contato com o organismo. 

“Esperamos que funcionem, mas o fato é que ninguém sabe se vão realmente proteger. Neste momento de pandemia, não é demais tentar estratégias diferentes. A nossa abordagem vai demorar mais para sair, mas, se aquelas que estão sendo testadas não funcionarem, já temos os planos B, C ou D”, destacou a pesquisadora Luciana Cezar Cerqueira Leite, do Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas do Instituto Butantan. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.