CI

Cabeçote de colheitadeira reduz o consumo de combustível

Eles são muito mais leves


Foto: Marcel Oliveira

Pesquisadores da Adecoagro desenvolveram um novo cabeçote de corte com um rotor de descasque construído com fibra de carbono. A “Stripper G-FAS” surge como uma estreia mundial e promete revolucionar a colheita de grãos finos como arroz, trigo, cevada, centeio, canola, milheto e sementes forrageiras.  

Vários dos benefícios do novo decapante ultraleve são baseados em sua estrutura de fibra de carbono, que é cinco vezes mais resistente do que o aço, mas mais leve do que o alumínio. Nos últimos anos, a fibra de carbono tem trazido inovações para diversos setores da indústria, a exemplo da crescente utilização no setor automotivo.  

No que diz respeito à sua participação na agricultura, a Argentina se tornou pioneira, já que a recentemente patenteada Stripper G-FAS foi precedida da barreira para pulverizadores, também desenvolvida pelos fundadores da empresa G-FAS, sendo os dois únicos implementos do planeta destinados a o setor agrícola que são construídos com fibra de carbono.  

Entre as muitas vantagens oferecidas pelo Stripper G-FAS está a redução do consumo de combustível (de 35 para 50%), a possibilidade de trabalhar em alta velocidade (10 km / h em média) dobrando a capacidade de colheita da colheitadeira. permite trabalhar com maior umidade -o que determina mais dias e mais horas por dia de colheita- e que oferece um tratamento muito bom do grão que resulta na redução da quebra. 

Ana Fernández Mouján, presidente da G-FAS, destacou outros benefícios econômicos como a menor quantidade de corpos estranhos no material colhido, um nível muito baixo de perdas na cabeça e na cauda da colheitadeira, o menor desgaste da colheitadeira que resulta em um menor custo de reparos, pouca e simples manutenção devido ao fato de ser muito fácil substituir as peças de sacrifício (pentes). 

"Além disso, os favos duram mais tempo", acrescentou, "por serem de aço inoxidável e porque o cabeçote oferece um descascamento mais limpo devido à menor entrada de outros materiais que não sejam grãos, como pedaços de folhas e caules". 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.