CI

Cadeia produtiva da soja sustentável mundial se reúne para refletir sobre o futuro do setor na RT11

Mais de 150 pessoas participaram do encontro organizado pela Associação Internacional de Soja Responsável


Mais de 150 pessoas participaram do encontro organizado pela Associação Internacional de Soja Responsável

Entre os dias 1 e 2 de junho, Brasília-DF recebeu a 11ª Conferência Anual da Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS). O objetivo do evento foi promover um diálogo sobre a produção e o comércio no contexto mais amplo da sustentabilidade ambiental, social e das políticas públicas. Estiveram reunidos produtores, representantes da indústria, do governo e da sociedade civil com intuito de criar um fórum de diálogo global e multilateral sobre a soja e seus desafios.

A abertura do encontro foi realizada pelo presidente da RTRS, Olaf Brugman, que destacou que é necessário realizar um intenso diálogo sobre o futuro da soja sustentável. “A RTRS se esforça para promover soja sustentável, inclusiva e benéfica. Implementamos muito bem a certificação, mas a Associação vai além e é um mecanismo de educação. Começamos com um círculo de 12 pessoas querendo realizar a certificação e atualmente contamos com centenas de participantes”, lembra.

O presidente conta que a América do Sul possui uma quantidade maior de produtores enquanto que na Europa se encontram os compradores de soja sustentável. “Ter 100% de soja sustentável será uma tarefa heroica, mas é juntando forças que conseguiremos fazer isso. Atualmente, temos globalmente 3,2 milhões de toneladas de soja sustentável e o Brasil representa 1,5 milhão desse total. Temos crescido consistentemente e em 2015 aumentamos em 20% nosso número de membros em relação a 2014, adesão que vem principalmente das empresas que produzem alimentos”, declara.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.