CI

Cães podem identificar coronavírus, diz estudo

Testes foram feitos na Alemanha


Foto: Pixabay

Uma pesquisa realizada na Alemanha pela Universidade de Medicina Veterinária de Hannover, publicado na revista BMC Infectious Diseases, confirmou a hipótese de que os cães podem sim identificar pessoas que estão infectadas pelo novo coronavírus (Covid-19). Segundo os investigadores, animais treinados têm a capacidade de aprender em apenas oito dias a distinguir pessoas doentes com Covid-19. 

De acordo com o que Esther Schalke, especialista em comportamento animal, e membro das forças armadas alemã, disse, num comunicado emitido à imprensa, a identificação de cheiro nos cães é bastante mais eficaz do que podia se esperar. "Todavia, ficamos surpreendidos com a rapidez com que os nossos cães poderiam ser treinados para detetcar amostras de indivíduos infectados pelo SARS-CoV-2", contou Schalke. 

SegundoHolgerA. Volk, presidente do departamento de medicina e cirurgia de pequenos animais da Universidade de Medicina Veterinária de Hannover, "construímos uma base sólida para estudos futuros explorarem o que os cães fazem e se podem ser usados para discriminar também entre diferentes estágios de doenças".  

Para realizar a pesquisa, os investigadores usaram oito cães especializados em deteção de odores. Depois do treino, estes conseguiram reconhecer com precisão 94% das 1.012 amostras de saliva ou secreções da garganta de doentes com Covid-19. 

"Acreditamos que isso funciona porque os processos metabólicos no corpo de um enfermo são completamente alterados, e o cão é capaz de detectar um odor específico dessas alterações", explicou a professora Maren von Köckritz-Blickwede, especialista em bioquímica de infecções.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.