Café: Júri avalia amostras do Concurso Nacional ABIC de Qualidade

Café

Café: Júri avalia amostras do Concurso Nacional ABIC de Qualidade

Júri técnico avalia, nesta terça-feira (12), amostras de Café do 15º Concurso Nacional ABIC de Qualidade
Por:
163 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente
Obrigado por se cadastrar
  • Enviamos a você um email de boas vindas para ativação de seu cadastro.

Na terça feira, dia 12/02, amostras de todos os cafés inscritos no 15º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café, serão analisadas por um Júri Técnico no laboratório do Sindicato das Indústrias de Café do Estado de São Paulo. Composto por provadores e especialistas, o Júri avalia sensorialmente a qualidade dos cafés pontuando notas para atributos conforme metodologia de análise sensorial do Programa de Qualidade do Café – PQC da ABIC.

A avaliação da qualidade da bebida  leva em conta atributos como aroma, acidez, corpo, adstringência, fragrância do pó e amargor, entre outras características e a nota de Qualidade Global (QG) varia numa escala de 0 a 10. Participam deste certame, cafés de origens de 4 estados: Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Cada Estado produtor pode inscrever 1 lote de café arábica, preparado por via seca (Natural); 1 lote de café arábica preparado por via úmida (Cereja Descascado ou Despolpado) e 1 Microlote (preparado por via seca ou úmida que seja cultivado em uma propriedade com 15 hectares de área total).

Além do crivo de um Júri Técnico, os cafés de origem serão avaliados pelas Boas Práticas Sustentáveis na propriedade. A pontuação do Júri Técnico corresponde a 90% da nota final, e a da Sustentabilidade na propriedade 10% . No dia 15 de fevereiro será divulgado o resultado do Concurso e abertura do leilão virtual dos lotes, que irá acontecer no período de 15 a 25 de fevereiro. Podem participar do leilão: torrefações, cafeterias e pessoas jurídicas de todo o país. Esses cafés serão posteriormente industrializados e chegarão aos supermercados e lojas gourmet em meados de abril.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink