Café do Norte Pioneiro é o primeiro o Paraná a conquistar certificação
Essa é uma aposta de mercado
O consultor do Sebrae, Odemir Capello, afirma que esse diferencial é uma forma de agregar valor ao produto e resulta em novas condições de renda ao agricultor, cujo produto passa a ter reconhecimento internacional. ''Somente os produtores associados à Cocenpp poderão usar essa marca, pois passaram por análise de qualidade''.
Capello lembra que o processo para obtenção da IG é complicado e demorado. ''Enviamos um dossiê de 1,8 mil páginas para provar que a região tem essa vocação, que produz café desde 1890 e que o produto possui qualidade especial'', lembra.
O consultor explica que os produtores precisaram adaptar os métodos de produção para atender às exigências de qualidade para exportação. ''Essa é uma aposta de mercado. Acredito no potencial de crescimento da Indicação Geográfica e o Norte Pioneiro saiu à frente'', avalia Capello. O presidente da Cocenpp, Luiz Fernando de Andrade Leite, afirma que a Indicação Geográfica garante ao consumidor a certeza de procedência do produto e também que este produto possui determinadas características esperadas da produção da localidade de origem. Além disso, a rastreabilidade em toda a cadeia produtiva resulta em transparência na produção.