Café para cosméticos
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,140 (0,73%)
| Dólar (compra) R$ 5,59 (-0,30%)

Imagem: Divulgação

NOVOS USOS

Café para cosméticos

Robusta Amazônico é matéria-prima para sabonetes
Por: -Eliza Maliszewski
97 acessos

Já pensou em tomar um banho com café? A bebida é rica em sabor, aroma e nutrientes mas não só para beber. Um grupo de empreendedores de Rondônia descobriu o potencial dos robustas amazônicos na fabricação de cosméticos.

Desde 2015 o café é utilizado em essências dos produtos de higiene pessoal. O uso em sabonetes, esfoliantes corporais e óleos também valoriza a cadeia regional. A parceria veio com a Embrapa Rondônia, que forneceu grãos especiais e selecionados, com torra média. Os produtos estão a venda desde o ano passado. “Sabíamos da atuação da Embrapa Rondônia em pesquisas com café e buscamos apoio para aprimorar nossos produtos à base deste grão. Os novos aroma e sensação após o uso melhorou muito a aceitação do produto”, diz Jaqueline Freire, uma das fundadoras da saboaria.

Anteriormente a saboaria usava cafés tradicionais e com a incorporação da nova matéria-prima melhorou as características sensoriais do produto e foi observada a diferença na aceitação do público. . “Hoje, vamos direto ao fornecedor do café e conhecemos a procedência, o que confere também maior durabilidade aos nossos produtos. Os elogios dos clientes e a melhoria das vendas são nosso melhor termômetro”, conta a outra fundadora, Mareilde Freire de Almeida. Os produtos à base de café representam, segundo elas, 40% das vendas.


 Rondônia é responsável por cerca de 97% do café produzido na Amazônia. O estado vem passando por diversas transformações, tornando-se mais agronomicamente eficiente com uma evolução superior a 300% em sua produtividade nos últimos anos. Aliado a isso vem o reconhecimento de uma cafeicultura que se destaca também pelo número crescente de produtores que desenvolvem lotes e microlotes de um produto de qualidade de padrão internacional.  

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink