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Café Tiradentes disputa mercado paulista


A Café Tiradentes, marca fundada no ano de 1925 em São Paulo, está de volta. Adquirida em 1995 pela empresa Nhá Benta Alimentos, a Tiradentes começa a ser distribuída no final do ano passado em São Paulo e em toda a baixada santista. "Vamos centralizar nossa atuação no mercado paulista", diz Carlos Alberto Rodrigues, diretor da empresa. A idéia de manter o foco em São Paulo reflete a intenção do empresário de resgatar alguns hábitos de consumo do café: "A Tiradentes marcou a história de São Paulo. Na época em que foi fundada mantinha uma frota de veículos que faziam a moagem do café nas feiras livres da cidade", lembra.

Entre os planos de Rodrigues, destaca-se a idéia de instalar uma cafeteria Tiradentes no mercado municipal de São Paulo. "A empresa difundiu o hábito de torrar café na hora e queremos manter essa tradição", diz o empresário que atua no segmento de café desde 1953, com torrefação de café em Atibaia, no interior do estado.

Mercado paulista

A meta no maior mercado brasileiro se explica pelos números: dos 40 milhões de habitantes que residem em São Paulo, 90% consomem café, segundo revelou uma pesquisa realizada no final do ano passado pela Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic). Além disso, estimativas indicam que são consumidas em São Paulo algo em torno de 20 milhões de xícaras de café por ano, um mercado suculento disputado palmo a palmo por 576 marcas de cafés.

A Nhá Benta Alimentos teve origem na figura de seu fundador João Rodrigues Gimenez, que após vender a torrefadora de Atibaia para a Café Sublime em 1952, adquiriu em 1965 o Café São Bernardo na cidade de São Bernardo do Campo (SP). Em 1975 o empresário construiu uma nova unidade em São Bernardo, lançando o café Nhá Benta, atualmente segunda marca mais vendida na região do ABC paulista. Com uma produção estimada em 4 milhões de quilos de café no ano de 2003, a Nhá Benta produz 95% de café tradicional e 5% de gourmet. Em 2003, a companhia faturou R$ 20 milhões, com um aumento de 12% sobre o desempenho de 2002.

Perspectivas

"Nossos planos são de crescer 25% até 2005", diz Rodrigues. Para isso, foram investidos R$ 500 mil na campanha de marketing de relançamento da marca. "Aproveitamos as comemorações de aniversário da cidade de São Paulo e lançamos uma edição limitada de cafés gourmets", afirma ele. A edição especial foi produzida com grãos adquiridos de duas fazendas premiadas: a Fazenda Sertãozinho, em Mococa, e a Fazenda São Marcos em Sarutaiá.

A Café Tiradentes foi fundada pela família de imigrantes italianos Michelone, que inicialmente instalou uma torrefadora de nome Café Delicioso na avenida São João, centro de São Paulo. A mudança de endereço em 1925 para a avenida Tiradentes motivou a modificação no nome da companhia. "Trata-se de uma marca forte, que terá posicionamento estratégico no mercado paulista devido sua solidez", diz. Fazem parte dos planos da empresa iniciar as exportações de café torrado e moído ainda este ano. "Estamos atentos às oportunidades".

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