CI

Cafeicultores da BA terão estação experimental de café conilon

A unidade será instalada numa área de 4.2 hectares, cedida pela Veracruz Celulose ao Sindicato dos Produtores Rurais


Mais de dois mil cafeicultores da região Sul e Extremo Sul do Estado deverão ser atendidos com a instalação de uma estação experimental de café conilon e de jardim clonal, que irá fornecer material genético, inicialmente, aos produtores do município de Itabela. A unidade será instalada numa área de 4.2 hectares, cedida pela Veracruz Celulose ao Sindicato dos Produtores Rurais.


Para definir todos os parâmetros para assinatura de convênio, foi realizada nesta segunda-feira (13) reunião preparatória com o secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, para acelerar os termos de cooperação, que irão envolver a Embrapa Café, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Uesb, Faeb/Sindicato Rural de Itabela e Seagri/EBDA e Senar.

A intenção é transferir tecnologia para capacitar, orientar e disseminar o material genético de qualidade empregado no Espírito Santo, que possui condições climáticas semelhantes da região. Com vasta experiência em café conilon, o Incaper vai disponibilizar um mix de 13 variedades de café, com ganho tecnológico.

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela, Leomir Sossai, o encontro foi importante para avançar ainda mais na implantação de um centro de pesquisa que vai atender toda região. “Definimos um projeto sustentável para os próximos três anos. A princípio, vamos trabalhar com 100 famílias”.


“O objetivo é o mais rápido possível assinar esse convênio com as partes envolvidas. A partir de uma reunião agendada para o dia 29 de fevereiro e 1º de março, serão definidas as atribuições de cada parceiro. Além de distribuir material genético, vamos realizar experimentos visando o estabelecimento de pacotes tecnológicos para os produtores da região”, explicou o secretário.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.