CI

Cafeicultores de Colatina/ES participam de excursão técnica

Evento acontece nos dias 21 e 22 de junho


Na busca em propiciar um intercâmbio de conhecimento e a troca de experiências entre produtores rurais, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), realiza, nos próximos dias 21 e 22, uma excursão técnica com cafeicultores de Colatina aos municípios de Brejetuba e Venda Nova do Imigrante.


Participam 15 produtores de arábica e conilon. De acordo com o extensionista do Incaper em Colatina, Osvaldino Neto, a oportunidade possibilita que o grupo acompanhe os processos de beneficiamento (lavagem, separação, despolpamento e secagem) do café, que refletem na qualidade e rentabilidade das lavouras. “As orientações darão um intenso suporte aos agricultores no manejo das unidades de processamento do grão adaptadas para a agricultura familiar”, explica.

Na terça-feira (21), os colatinenses passarão o dia na Fazenda Experimental do Incaper, em Venda Nova, para capacitação. Na quarta (22), seguem para o município de Brejetuba, onde vão conhecer o excelente desenvolvimento das lavouras de arábica em visita às propriedades dos agricultores José Coco, no distrito de Córrego do Vargem Grande, e Edmar Zuccon, no distrito de Córrego Grande.

Os cafeicultores também vão participar de uma visita à sala de prova de café em Brejetuba, localizada na Sede, para conferir o trabalho de emissão de laudos de certificação. “Brejetuba avançou bastante na produção de café de qualidade. Hoje, somos o maior produtor de arábica no Estado. E essa experiência será dividida com os colatinenses”, diz Fabiano Tristão, extensionista do Incaper em Brejetuba.


Produtividade

A área destinada à produção de arábica em Brejetuba compreende cerca de 18 mil hectares, distribuídos em 1.200 propriedades. Para este ano, a perspectiva é de que o município produza 380 mil sacas do produto. Em Venda Nova, a produção gira em torno de 60 mil sacas por colheita. São 3.900 hectares destinados ao cultivo. Já em Colatina, a produção de arábica é de 26 mil sacas, sendo 3 mil hectares ocupados pela variedade. O município também conta com o cultivo de conilon, com produção de 185 mil sacas em uma área de 9 mil hectares.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.