CI

Cafés premiados de S. Paulo serão leiloados dia 30, em Santos

Os 10 lotes finalistas do 7º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo serão leiloados na próxima semana, dia 30


Os 10 lotes finalistas do 7º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo serão leiloados na próxima semana, dia 30. O pregão será realizado na Sala de Provas da ACS - Associação Comercial de Santos, das 9h30 às 12h30, e é aberto a industriais de café, produtores, proprietários de casas de café e a todos os interessados em adquirir os melhores cafés produzidos na safra 2008.

Promovido pela Câmara Setorial do Café da Secretaria Estadual de Agricultura e coordenado por Eduardo Carvalhaes Jr., o concurso tem como objetivo estimular a produção de cafés de alta qualidade. Já o leilão premia com melhores preços os cafeicultores e ainda brinda os consumidores, que poderão comprar esses cafés a partir de dezembro, quando as torrefadoras que adquiriram no pregão, lançam seus produtos em embalagens sofisticadas e numeradas, na Edição dos Melhores Cafés do Estado de São Paulo.

Os interessados podem participar do leilão individualmente ou em consórcio de até três empresas. Inscrições podem ser feitas previamente no Sindicato da Indústria de Café de São Paulo (Sindicafé - fone (11) 3258 7466), com Clair Nóbrega, ou no próprio dia 30, até 15 minutos antes do início do pregão.

Os vencedores
A seleção dos lotes foi realizada dias 13 e 14 de outubro, também na Sala de Provas da ACS. Concorreram 67 amostras na categoria Café Natural e 43 na categoria Cereja Descascado. São 5 finalistas em cada categoria. Todas as amostras que participaram do Concurso Estadual foram campeãs das competições regionais, promovidas por associações e cooperativas de produtores.

Na categoria "Cafés Naturais", foram escolhidos os lotes dos produtores: Adriano Leite Vallim, de São João da Boa Vista, e Anésio Contine, de Espírito Santo do Pinhal, ambos ligados à Associação dos Produtores de Cafés Especiais Santa Luzia, de Espírito Santo do Pinhal; Anibal Antonio Branquinho, de Pedregulho, ligado à Associação dos Produtores de Cafés Especiais Alta Mogiana, daquele município; Fernando Loureiro, de Torrinha, ligado à Cooperativa Agrícola de Jaú; Sebastião Alves Filho, de Caconde, ligado à Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé).

Na categoria "Café Cereja Descascado", foram selecionados os lotes produzidos por: Celso dos Santos & Outros, de Caconde, ligado à Associação Agropecuária Barra Grande, de Caconde; Homero Teixeira de Macedo Junior e Lindolpho de Carvalho Dias, os dois de São Sebastião da Grama, vinculados à Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama; José Felet Sobrinho, de Taquarituba, ligado à Associação dos Produtores de Café Descascado de Piraju e Região (Proced); e Regina Rusca Queiroz, de Bragança Paulista, da Associação de Cafeicultores de Serra Negra.

A Comissão Julgadora foi integrada por: Aluízio Aparecido Lusvaldi Barca (BM&F); Emilia Mori (Ital); Eliana Relvas (ABIC/CCQ); Nilton Ribeiro (ACS); David Antônio Pinto Teixeira (CeCafé); Breno Lago Teixeira (Sindicafé-SP/GAC) e por Clóvis Venâncio de Jesus (BSCA). Todo o certame conta com acompanhamento da empresa Apply Auditores, de Santos.

A divulgação do resultado do leilão de compra, do ranking final do concurso (baseado nos lances que cada lote obterá), e a premiação acontecem dia 6 de novembro, no Museu dos Cafés do Brasil, em Santos. As informações são de assessoria de imprensa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.