CI

Califórnia não tem água o suficiente

As condições são projetadas para piorar


Foto: Pixabay

O vale de San Joaquin, na Califórnia, está ficando mais seco, mais quente e mais poluído à medida que as mudanças climáticas se intensificam, e suas comunidades precisarão adotar estratégias agrícolas mais justas para sobreviver, de acordo com especialistas locais e líderes políticos. 

“A verdade é que a Califórnia não tem água suficiente para continuar com suas práticas atuais”, disse Angel Santiago Fernandez-Bou, pesquisador de pós-doutorado em sistemas ambientais da Universidade da Califórnia, Merced. “As mudanças climáticas vão piorar as coisas.” Ele falou em um painel virtual na semana passada organizado pelo Water Hub, um programa de justiça hídrica lançado pelo grupo de defesa Climate Nexus. 

Uma extensão plana de pântanos drenados e pradarias cultivadas no leste do estado, o Vale de San Joaquin é uma das regiões agrícolas mais produtivas do mundo. De acordo com os palestrantes, também está sob ameaça de colapso ecológico. Os poços estão secando quando a Califórnia entra em seu terceiro ano de seca, deixando centenas de residências sem água corrente, e uma combinação de poluição industrial e fumaça de incêndios florestais fez do ar do vale um dos piores do país. 

As condições são projetadas para piorar à medida que o aquecimento global aumenta. Um estudo do Instituto de Políticas Públicas da Califórnia  descobriu que os agricultores do Vale de San Joaquin podem precisar de pousio de 500.000 acres – 10% – de suas terras até 2040 para alcançar o uso sustentável da água. De acordo com Fernandez-Bou, dias de calor extremo onde as temperaturas sobem acima de 100°F. a 105°F. se tornará 15 vezes mais frequente, representando uma terrível ameaça à saúde dos trabalhadores rurais do vale. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.