Câmara da Uva e Vinho discute criação de fundo de promoção
CI
Agronegócio

Câmara da Uva e Vinho discute criação de fundo de promoção

Por:

A criação de um fundo brasileiro para promoção institucional da cadeia da uva e do vinho é um dos temas que será abordado hoje (15-04), às 14h, em Brasília, durante a 3ª reunião Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Viticultura, Vinhos e Derivados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

No encontro, que acontece na sala de reuniões do andar térreo do edifício-sede do ministério, serão discutidas estratégias para ampliar o consumo interno, ressaltando a qualidade do produto nacional. Hoje, consume-se 1,8 litro per capita/ano no país. Na Argentina, são 40 litros e na França, 60 litros. O país produz 300 milhões de litros por ano – 10% de vinhos finos – e 1,2 milhão de toneladas de uvas. O setor gera 300 mil empregos diretos e movimenta cerca de R$ 800 milhões por ano.

Os membros da câmara também discutirão a proposta de alteração de incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos produtos vinícolas. O senador Pedro Simon fará uma palestra sobre o Projeto de Lei nº 89, que altera regras de produção, comercialização e circulação do vinho e derivados da uva e do vinho no país.

O projeto, originado em 2000, na Câmara dos Deputados, foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. O setor também quer o reconhecimento do vinho como alimento, segundo as regras do Codex Alimentarius, ligado à Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink