CI

Câmara discute uso de cães em teste para fungicida

Entidades devem conduzir o debate


O uso de cães da raça beagle como cobaias em testes de fungicida será discutido nesta terça-feira (11) na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

O deputado Fred Costa (Patri-MG), que pediu a realização do debate, cita que reportagem da Rede Brasil Atual, em que a Humane Society, organização de defesa dos animais dos Estados Unidos, denuncia o envenenamento de um cão da raça Beagle em laboratório. “A Humane Society afirmou que os testes são para um fungicida fabricado pela Dow AgroSciences que será vendido no Brasil”, afirma o parlamentar.

A Dow AgroSciences reconheceu, em nota, que há melhores maneiras de obter os dados necessários para o estudo e afirma que tem trabalhado “em estreita colaboração com a Humane Society para incentivar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a alterar seus requisitos de testes em animais para pesticidas".

Foram chamados para discutir o assunto, entre outros: a promotoria de Justiça do Prodema (Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural) do Ministério Público da União, veterinários, ativistas e a Anvisa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.